Dominio: segurancatec.com.br
Chave: fd04c657303b5b628422d87c5430e39f1bdcb868
Hora do cache: 1502962885
Vida do cache: 1503006085
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: baaefabba0ce5685b7c5b59bfb2562a09e4bcc8c
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Tutoriais

Como configurar ddns em rede com dois roteadores

Olá a todos mais uma vez.

Neste post irei explicar como configurar um host ddns com dois roteadores na mesma rede.
Pode parecer uma tarefa muito simples, mas muitos se atrapalham e acabam quebrando a cabeça por um pequeno detalhe na hora da configuração.
Para que este post tenha um valor significativo, farei uma breve descrição das funções dos roteadores, de forma simples, para que depois que terminarem esta leitura, não se atrapalhe nunca mais para realizar esta tarefa.
Primeiro para quem não sabe muito sobre serviço de ddns, este funciona da seguinte forma:

Contratamos de determinada empresa um domínio público para que possamos vincular este ao nosso IP externo que provavelmente nos dias de hoje será dinâmico.

Esta aplicação poderá ser utilizada tanto para acesso remoto de CFTV como para outros serviços onde é necessário se conectar através da internet, como por exemplo, a um servidor vpn ou um roteador que não está necessariamente na mesma rede de onde pretendemos este acesso.

Este vinculo é feio através de um cliente que deverá ser instalado no computador e configurado com dados de usuário e senha criados na contratação do serviço, possibilitando a conexão entre, servidor empresa, (quem te fornece o domínio), e servidor cliente, (seu computador), assim toda vez que o IP externo mudar, este cliente irá vincular o IP novo ao domínio, (facilitando muito a nossa vida). Se você quer ver na prática, assista a este vídeo.

Os roteadores já possuem esta função de cliente, dispensando a instalação do aplicativo, sendo necessário somente inserir o domínio, nome de usuário e senha.

A pergunta é: Em qual roteador inserir estes dados já que tenho dois na mesma rede?

Para explicar esta função, irei dividir o roteador em duas partes, WAN e LAN.

Criando a situação real do post, usarei como exemplo o modem router SVG 6582 motorola fornecido pela NET e o Roteador TPLink WR741ND.

Como na imagem abaixo é possível ver que o SVG 6582 mesmo não tendo a porta WAN física, somente a LAN, ele possui os dois dados tanto WAN quanto LAN.

Como configurar ddns com dois roteadores

A WAN, neste caso, que faz a comunicação com o mundo, recebe o IP da operadora através do cabo coaxial (este é o IP dinâmico), e a LAN é igual a os outros roteadores que faz a comunicação com a rede interna.

Como no caso da imagem , este IP(192.168.0.1) será o gateaway padrão fornecido para a rede local através da porta LAN, portanto se conectarmos direto a um computador o IP dele será 192.168.0.1xx, como se a placa de rede dele fosse uma porta WAN e o Modem/router fosse a
operadora.

Agora se colocarmos o roteador TPlink no Lugar do PC, este receberá o IP WAN 192.168.0.1xx (lan do svg 6582) e transmitirá o IP que poderá ser 192.168.1.1 ou 10.1.1.1(poderá ser configurado como quiser só não podendo ser igual ao WAN). veja na imagem a seguir:

Como configurar ddns com dois roteadores

Ai você deve estar se perguntando: E onde entra o ddns?

Bom, quando configuramos o serviço de ddns no roteador, ele tem como objetivo ver qual o IP está sendo disponibilizado no momento, e mandar para o servidor para que  este seja vinculado ao domínio criado, assim quando digitarmos o nosso domínio de outra rede, teremos acesso a esta rede independente do IP ter mudado ou não.

E de qual IP estamos falando?

Do IP WAN.
Portanto, se o IP vinculado é o IP WAN, em qual dos dois roteadores devemos configurar o ddns?
Se o IP que queremos vincular é aquele que nos conecta ao mundo, devemos então configurar no modem/router que está recebendo o IP da operadora, pois se configurarmos no TPLink o IP que mandaremos para o servidor ddns será o 192.168.0.1xx, fornecido pelo SVG 6582 que nos conecta somente a rede interna e não a rede externa.

Veja no diagrama abaixo:

Como configurar ddns com dois roteadores

 

Para configurar o ddns neste modem da motorola entre nas configurações;

Como configurar ddns com dois roteadores

Clique em “Basic” no menu suspenso e depois clique em DDNS;

Como configurar ddns com dois roteadores

Insira os dados como na imagem abaixo e clique em “apply”.

Como configurar ddns com dois roteadores

Para ver outros tutoriais clique aqui.

Deixe seu comentário, sugestões ou dúvidas e assim que possível responderei.

Se quiser receber atualizações do blog, cadastre seu e-mail no formulário abaixo.

Sobre o autor | Website

Willian Rafael

7 Comentários

  1. Kbc disse:

    Boa noite!gostaria de uma ajuda nesse assunto de ddns.Preciso atualizar meu ddns qd o ip externo for alterado.Minha internet funciona em um modem/roteador GVT.Mas ele nao tem a opção de ddns.Entao coloquei um roteador tplink somente para fazer essa função de atualização, mas não esta dando certo.Poderia me ajudar?obrigado.

  2. tadeu disse:

    Boa tarde,
    Tenho um roteador motorola (da NET) e um TP LINK em modo bridge. Consegui colocar o DVR para funcionar na rede interna, mas não estou conseguindo colocar o acesso remoto para funcionar configurando o ddns direto no dvr da intelbras (é um modelo antigo, que aceita o no-ip ou dynddns). Já fiz o teste de portas e estão abertas. Se eu configurar o domínio ddns direto no roteador vai resolver o problema?

  3. Maikel disse:

    Olá!
    Tenho um DVR Intelbras 3104 e fazia acesso remoto normalmente. Recentemente precisei mudar do Oi Velox para o Net Virtua e desde a mudança não consigo mais acessar as câmeras remotamente. Apenas acesso local.
    O modem é o sbv5121 motorola e o roteador gwm 2420 intelbras no modo ethernet.
    Existe alguma configuração adicional para o DVR navegar com esse cable modem além da abertura de portas no roteador?
    Ele está conectado via cabo mas via adaptador wireless também não navega.
    Desde já agradeço!

  4. Jorge Luiz disse:

    Boa tarde amigo,
    minha internet é via rádio, o que devo fazer (tenho dois roteadores)

    • Boa noite Jorge, tudo bom?
      O primeiro a fazer é perguntar para quem te fornece internet se as portas são bloqueadas ou se o sinal é bridge.
      Caso seja modo bridge ou público você faz o redirecionamento em cascata e o ddns você deve configurar direto no DVR, caso as portas sejam bloqueadas, você pede para eles liberarem as portas que você necessita para seu IP e o ddns mesmo assim terá que ser configurado no DVR.
      Qualquer outra dúvida é só chamar.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

*

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome. & GeekyCube.
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.